Os Barões de Santa Luzia, Manoel Ribeiro Viana e Maria Alexandrina de Almeida, fundaram a casa de saúde que recebeu o nome de Hospital de São João de Deus, em 02 de abril de 1840, por intermédio da Lei Provincial 181.
A Baronesa Maria Alexandrina de Almeida, convidou algumas pessoas influentes no município para participar da administração do hospital, formando assim a “Irmandade do Hospital São João de Deus”.
O Hospital se manteve inicialmente por meio de títulos e pelo trabalho da irmandade, que garantiu o funcionamento da instituição. Na época da Gripe Espanhola, há relatos de que muitos “irmãos” chegaram a até mesmo se mudar para o hospital, com o intuito de ajudar a tratar os doentes.
Depois de um longo período de inatividade, em Dezembro de 2018, o prefeito da cidade Sr. Christiano Xavier e a Irmandade de Misericórdia de São João de Deus assinaram um TAC com o Ministério Público de Minas Gerais com o intuito de reabertura do Hospital.
Em 2019, o Hospital de São João de Deus foi reformado e paralelamente ao processo de melhorias e adequações necessárias, a equipe gestora trabalhou para adequar todos os trâmites legais e assim viabilizar a reabertura do Hospital.
Seu processo de reabertura ocorreu num momento essencial para o município, devido à grande demanda de pacientes, diante do quadro de pandemia, com o aparecimento de casos de infecção pelo novo Corona Vírus no município e região.
Atualmente, após o período de Intervenção, o HSJD está sendo administrado pela Irmandade de Misericórdia de São João de Deus e é referência micro-regional do Estado.